Você já fez uma tarefa tão simples que adormeceu de tédio? Nada legal, certo? Executar um trabalho por muito tempo abaixo de suas capacidades está associado a um alto risco de esgotamento ocupacional. Por que isso está acontecendo? Bem, tarefas fáceis demais não nos dão satisfação.
Muito difícil, por outro lado, nos desanima completamente. A solução é, portanto, para desafios que são realizáveis para nós e nos interessam o suficiente para que desejemos levá-los a um final feliz.
Vá para fora
A influência da natureza no bem-estar humano fascina os pesquisadores há anos. No Japão, havia até todo um projeto de pesquisa focado em banho de floresta, ou seja, shinrin-yoku. Acontece que você não precisa viver na floresta para sentir os efeitos benéficos da natureza em seu corpo.
Apenas saia e olhe para as árvores por um tempo. Uma dose sólida de ar fresco combinada com a influência direta do sol na pele e nos olhos afeta notavelmente o bem-estar. A qualidade do sono melhora, reduz o nível de cortisol no sangue.
Evite excesso de trabalho
Sem dúvida, trabalhamos demais. Segundo dados do Eurostat, a Polónia fecha o pódio com os países que trabalham há mais tempo na União Europeia. Os pesquisadores veem razões nas aspirações profissionais e no perfeccionismo excessivo.
Eu me pergunto sobre a eficiência do trabalho que requer foco contínuo por mais de 6 horas. Eu me pergunto o que aconteceria se tentássemos trabalhar menos, mas com mais eficiência? Ou é para que não possamos trabalhar menos, porque colocaremos novas tarefas no lugar que serão criadas após o aumento da eficiência?
Encontre um hobby para você
Mesmo que seu trabalho também seja sua paixão, vale a pena ter um hobby. Ter tal atividade apenas por diversão é reconfortante em muitos níveis. Ele permite que você aprenda algo novo, para fazer algo em que você não precisa ser um mestre.
Além disso, ajuda a manter o desempenho cognitivo mesmo em idade avançada. Não precisa ser nada espetacular. Pode ser algo tão simples e mundano quanto cuidar de um tomateiro na varanda. O importante é que isso o relaxe e lhe dê satisfação.
Quando devo procurar ajuda de um psicólogo?
Se você sente que a situação que está vivendo o sobrecarrega emocionalmente e os métodos que tentou até agora não são mais suficientes, vale a pena consultar um psicólogo sobre o assunto. Um especialista poderá ajudá-lo a ver seu desafio de uma perspectiva diferente e sugerir a maneira certa de trabalhá-lo. Sem dúvida, qualquer preocupação que consuma seu tempo e energia merece atenção. Cuide de si mesmo.