Conhecer estratégias de SEO é essencial para posicionar seu site nos mecanismos de busca.
Hoje, cada vez mais empresas e profissionais promovem seus negócios na web e isso também se tornou um terreno particularmente competitivo, e é por isso que você deve ser encontrado primeiro.
Nem sempre, principalmente no início do seu negócio, você pode recorrer à assessoria de uma agência ou de uma consultoria SEO. Neste caso, porém, nada está perdido, apenas assuma o compromisso e otimize o site por conta própria, claro, primeiro adquirindo as habilidades básicas, depois aprendendo a entender o que monitorar e quais ferramentas usar.
Mais e mais empresas estão optando por se promover na web. A princípio cautelosas, talvez hesitantes, uma vez que tomaram conhecimento do poder da ferramenta, muitas empresas projetaram seus negócios online.
Esta parece ser uma ótima notícia e de certa forma é, mas também há outro aspecto que precisamos ter em mente: a concorrência. De fato, a concorrência do nível físico mudou para o digital, dificultando a entrada de muitas empresas no mercado.
O posicionamento nos motores de busca torna-se assim fundamental, mas é preciso conhecer as estratégias de SEO para o conseguir fazer da melhor forma.
Posicionamento nos motores de busca: estratégias de SEO, por onde começar
Esclarecemos que neste cenário o posicionamento da empresa nos buscadores é estratégico para conquistar um lugar nos mercados. Mas como você se posiciona? Claro que você precisa de ferramentas, como as ferramentas certas, mas acima de tudo você precisa de habilidades.
Com o tempo, conversei com vários pequenos empresários que precisavam de ajuda profissional, mas que não tinham, naquele momento, a possibilidade, o orçamento, para investir.
Em um país onde o pagamento de impostos se torna a prioridade, para quem está começando a fazer negócios ou tentando manter um negócio em funcionamento, pode ser muito difícil reservar até mesmo um pequeno orçamento para investir na web.
Quero ser honesto – e não dar água ao meu moinho – o conselho de um profissional de SEO, em algum momento, se torna essencial. Mas a boa notícia é que você também pode começar por conta própria se tiver tempo e vontade de trabalhar um pouco.
Neste post quero dar a vocês uma pequena maleta de ferramentas , vocês conhecem as caixinhas de Lego com as peças básicas? Aqui, considere o conselho que estou prestes a lhe dar como os primeiros tijolos que você precisará para construir a base do seu posicionamento, para dar os primeiros passos e não perder a oportunidade de entrar no seu mercado de qualquer maneira.
As dicas que vou te dar nada mais são do que pequenas estratégias de SEO com as quais mesmo quem nunca usou as ferramentas do Google e não é especialista em SEO consegue fazer malabarismos bem.
# 1. Verifique a saúde do seu site: a auditoria SEO
Se você já tem um site, a primeira coisa que você precisa verificar é o que não está funcionando como deveria. Se o site não se posicionou bem, certamente há algum erro bloqueando-o. Você deve verificar se não há problemas técnicos ou erros a serem corrigidos. Mas como? O Google hoje nos fornece uma série de ferramentas muito úteis.
Se você tiver um mínimo de familiaridade, pode usar, por exemplo, o console de pesquisa do Google, que permite verificar a exatidão de páginas da web e URLs individuais, usando a guia “Visualizar como Google”.
No entanto, repito, você deve ter um mínimo de habilidades, pois terá que registrar o site no serviço com um sistema de verificação que exige a inserção de um código HTML do site ou o upload do arquivo via FTP.
Você também pode usar uma ferramenta de SEO, se encontrar várias com um painel claro para interpretar e que possam mostrar imediatamente quaisquer erros a serem corrigidos.
#2. Analise seus principais concorrentes
Se você não sabe com quem deve se comparar, não pode escolher a estratégia certa. Antes de fazer qualquer coisa, você precisa saber quem são seus principais concorrentes. Desta forma, você também pode definir seus pontos fortes e fracos e, portanto, encontrar a melhor estratégia, isso vale para todas as áreas, incluindo SEO.
Para a análise de concorrentes você pode usar ferramentas gratuitas, ou aproveitar as ferramentas do Google como AdWords ou Google Trends and Analytics. Mesmo neste caso, porém, é necessário ter habilidades.
A alternativa é usar uma ferramenta de SEO completa que permite analisar os rankings dos sites e ter muitas informações úteis como orçamento investido, tráfego, número de cliques. As ferramentas de SEO mais completas, no entanto, são pagas, talvez opte por uma assinatura básica.
# 3. Um plano de marketing ad hoc
Para construir uma estratégia de SEO que seja realmente eficaz, você precisa traçar um plano de marketing, ou seja, um plano de ação que te ajude a visualizar as prioridades. Você deve ser capaz de seguir todos os passos e ter tudo sob controle para melhorar o desempenho do seu site.
Existem diversas ferramentas que te ajudam a manter as atividades a serem realizadas à vista, inclusive o monitoramento de palavras-chave, que é essencial para se posicionar bem, mesmo que você “faça você mesmo”.
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# 4. Procure ferramentas com funções adequadas para o que você precisa
A web está cheia de ferramentas gratuitas, você pode encontrar algo útil entre elas também, mas se você decidir comprar versões pagas, certifique-se de que elas tenham as funções mais úteis para você. Mas o que ele pode fazer?
Certamente algo que lhe dá uma visão completa dos seus dados, para verificar rapidamente os rankings, mas também um alerta para alteração de URLs, e uma ferramenta que monitora o ranking do YouTube, dada a crescente importância dos vídeos.
Então ferramentas indispensáveis para monitorar o ranking local, para o ranking mobile e Google Maps, mas mesmo em todos esses casos você ainda terá que fazer um pequeno estudo antes de poder usar essas ferramentas com facilidade.
# 5. Faça a sua empresa aumentar visualmente nas redes sociais
As redes sociais são agora imprescindíveis, todas as empresas utilizam estes canais para se conseguirem promover online. Mesmo que você use as melhores técnicas de SEO, se você não mudar para as mídias sociais, elas nunca serão realmente eficazes.
Redes sociais como Facebook, Instagram, Linkedin, permitem abrir páginas do seu negócio e fazer um plano de comunicação eficaz, tudo isso pode ser facilmente monitorado com as ferramentas disponibilizadas pelas próprias redes sociais e com comunicação eficaz.
Você pode realmente posicionar o site sem ser um profissional?
Desculpe a franqueza, mas a resposta em geral é NÃO. Se você não sabe nada sobre SEO e não sabe onde colocar as mãos, não pode fazer nada de bom pelo seu site. Mas se sua pergunta foi:
Você pode aprender a posicionar o site sozinho?
Neste caso, a resposta é definitivamente sim. Todos podem aprender e técnicas de SEO, basta aplicar.
Não há necessidade de se formar, basta estudar o que você precisa para adquirir as habilidades básicas que lhe permitirão usar as ferramentas certas e isso se aplica não apenas ao SEO, mas também ao marketing digital na web para o estúdio profissional ou uma atividade comercial, como técnicas de aquisição de clientes que ajudam sua empresa a crescer.
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