22/06/2024
Saúde / Beleza

Como cuidar da saúde mental no trabalho

Você já fez uma tarefa tão simples que adormeceu de tédio? Nada legal, certo? Executar um trabalho por muito tempo abaixo de suas capacidades está associado a um alto risco de esgotamento ocupacional. Por que isso está acontecendo? Bem, tarefas fáceis demais não nos dão satisfação.

Muito difícil, por outro lado, nos desanima completamente. A solução é, portanto, para desafios que são realizáveis ​​para nós e nos interessam o suficiente para que desejemos levá-los a um final feliz.

Vá para fora

A influência da natureza no bem-estar humano fascina os pesquisadores há anos. No Japão, havia até todo um projeto de pesquisa focado em banho de floresta, ou seja, shinrin-yoku. Acontece que você não precisa viver na floresta para sentir os efeitos benéficos da natureza em seu corpo.

Apenas saia e olhe para as árvores por um tempo. Uma dose sólida de ar fresco combinada com a influência direta do sol na pele e nos olhos afeta notavelmente o bem-estar. A qualidade do sono melhora, reduz o nível de cortisol no sangue.

Evite excesso de trabalho

Sem dúvida, trabalhamos demais. Segundo dados do Eurostat, a Polónia fecha o pódio com os países que trabalham há mais tempo na União Europeia. Os pesquisadores veem razões nas aspirações profissionais e no perfeccionismo excessivo.

Eu me pergunto sobre a eficiência do trabalho que requer foco contínuo por mais de 6 horas. Eu me pergunto o que aconteceria se tentássemos trabalhar menos, mas com mais eficiência? Ou é para que não possamos trabalhar menos, porque colocaremos novas tarefas no lugar que serão criadas após o aumento da eficiência?

Encontre um hobby para você

Mesmo que seu trabalho também seja sua paixão, vale a pena ter um hobby. Ter tal atividade apenas por diversão é reconfortante em muitos níveis. Ele permite que você aprenda algo novo, para fazer algo em que você não precisa ser um mestre.

Além disso, ajuda a manter o desempenho cognitivo mesmo em idade avançada. Não precisa ser nada espetacular. Pode ser algo tão simples e mundano quanto cuidar de um tomateiro na varanda. O importante é que isso o relaxe e lhe dê satisfação.

Quando devo procurar ajuda de um psicólogo?

Se você sente que a situação que está vivendo o sobrecarrega emocionalmente e os métodos que tentou até agora não são mais suficientes, vale a pena consultar um psicólogo sobre o assunto. Um especialista poderá ajudá-lo a ver seu desafio de uma perspectiva diferente e sugerir a maneira certa de trabalhá-lo. Sem dúvida, qualquer preocupação que consuma seu tempo e energia merece atenção. Cuide de si mesmo.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X