22/06/2024
Saúde / Beleza

Como fazer rotina de skin care

Ritual de cuidado – o que realmente significa?

Comecemos pelo fato de que cada um de nós tem algumas atividades de cuidado que realizamos rotineiramente, por isso fazemos todos os dias e da mesma forma, ou seja – como diriam os psicólogos – no chamado piloto automático. A rotina de cuidados consiste em atividades executadas mecanicamente uma após a outra na ordem apropriada aprendida pelo nosso cérebro.

Mecanicamente, vamos acender a luz do banheiro, mecanicamente alcançamos o primeiro cosmético, sempre o mesmo, depois o próximo, também igual ao do dia anterior, etc. A rotina de cuidados pode ser comparada a acender a luz diariamente. Não pensamos nisso – apenas fazemos. Porque são atividades repetitivas.

O ritual de cuidado está levando a rotina para o próximo nível

É dar mais significado a essas atividades cotidianas, executadas mecanicamente, envolvendo a mente e direcionando a atenção máxima para o que estamos fazendo.

É também enriquecer o cuidado com elementos adicionais, não só relacionados com ele (como um banho mais prolongado e relaxante ou a realização de um novo tratamento, por exemplo com a utilização de uma placa de gua sha), mas também totalmente externos – como cuidar de o estado de espírito certo, por exemplo, ligar a música, acender uma vela perfumada, preparar um chá de ervas ou servir-se de um copo de vinho.

Como deve ser um ritual de cuidado

É uma questão muito individual, pois além de cuidar, trata-se também de melhorar o seu próprio bem-estar. O ritual, ao cuidar do corpo e da pele, também deve cuidar da mente e do bem-estar.

Um ritual de carinho pode ser comparado a uma visita ao spa, mas nós mesmos o organizamos em nossa própria casa. Mas depois de ambos, devemos sentir o mesmo.

Para ser claro, não há nada de errado com a rotina. Pelo contrário. É muito bom que tenhamos desenvolvido certos mecanismos de cuidado. Graças a isso, o banheiro diário “faz-se” e não esquecemos de nada, e realizar as mesmas atividades – o que já foi comprovado cientificamente várias vezes – nos dá uma sensação de ordem, repetição e, portanto, paz mental.

Considerando as considerações anteriores, nossos cuidados matinais, que costumamos fazer às pressas, serão bastante rotineiros, e os noturnos podem se transformar em um ritual.

Mas atenção: um ritual de cuidado repetido todos os dias acabará virando rotina! Portanto, devemos fazê-lo com menos frequência, por exemplo, uma vez por semana, no fim de semana, quando podemos dedicar muito mais tempo a nós mesmos.

Cuidados matinais

Como mencionei, raramente podemos elevar os cuidados matinais ao nível de um ritual, porque geralmente temos pouco tempo para isso. Aqui, as atividades rotineiras aprendidas são perfeitas – garante, por exemplo, que não chegaremos atrasados ​​ao trabalho. As exceções são aqueles dias (fins de semana, feriados ou feriados) em que temos muito tempo para nós mesmos pela manhã. Mas vamos à rotina matinal. Como deveria parecer?

Lavagem/limpeza

Lavar o rosto pela manhã é muito importante. À noite, aplicamos um creme ou soro, que deve ser lavado. Além disso, o rosto também transpira à noite e as impurezas do ar circundante se depositam na pele. Precisamos nos livrar de tudo isso antes de aplicar creme e maquiagem.

Tonificação

Vou escrever mais sobre isso na parte dedicada aos cuidados noturnos, porque  tonificar, ou seja, usar um toner que restaura o pH natural da pele, é parte indispensável de todas as lavagens e limpezas. 

Creme para os olhos

O uso regular do creme para os olhos é recomendado a partir dos 25 anos, quando as primeiras rugas começam a se formar. Não vamos esquecer disso durante nossa rotina matinal.

Creme de dia

O passo seguinte é a aplicação de um creme de dia selecionado de acordo com as necessidades da nossa pele. Antes de aplicá-lo, podemos usar de vez em quando um sérum leve para o dia (se a nossa pele aguentar a carga de mais cosméticos durante o dia).

Creme com filtro

O último passo é aplicar protetor solar. É o mesmo  que  tonificar a pele após a limpeza. Lembremos que a radiação solar é prejudicial à nossa pele independente da estação do ano.

Cuidados noturnos 

À noite, costumamos ter mais tempo para nós mesmos, para podermos dedicar mais atenção aos cuidados. Em quais elementos nossa rotina noturna deve consistir? 

Remoção de maquiagem e limpeza

Se fizermos maquiagem, a remoção cuidadosa da maquiagem e a limpeza facial completa após a remoção da maquiagem são as atividades de cuidado número um. Fazer isso de forma desleixada é, na verdade, um crime um pouco menor contra a beleza e a pele saudável do que dormir com maquiagem.

As consequências podem ser muito desagradáveis. Poros entupidos, cravos e outras imperfeições, rugas profundas e pele seca e cinza – esses são apenas alguns deles.

Tonificação

A restauração do pH ácido natural da pele, pelo qual o tônico é responsável, acelera o retorno do revestimento hidrolipídico ao equilíbrio e, portanto, uma reativação mais rápida de suas funções protetoras, que são perturbadas durante a remoção da maquiagem e a limpeza. Além disso, o tônico faz com que os nutrientes dos cremes ou soros penetrem mais profundamente, o que os torna mais eficazes.

Creme para os olhos

À noite, quando a pele se regenera, vale lembrar dos olhos. A pele ao redor deles é fina e é aqui que as rugas aparecem mais rapidamente. É por isso que a aplicação de creme para os olhos à noite deve se tornar nossa rotina.

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video
X